Domingo, 26 Setembro 2021 15:19

26 DE SETEMBRO - DIA NACIONAL DO SURDO

Setembro é um mês muito importante para as pessoas com deficiência, pois reúne diversas datas comemorativas que trazem visibilidade e apoio às causas da inclusão e acessibilidade nos espaços públicos e privados.
Neste dia 26, comemora-se o Dia Nacional do Surdo, uma data especial designada para relembrar as lutas, desafios e conquistas do povo surdo e reforçar sua cultura e identidade enquanto Comunidade linguística.
Embora se observem avanços na legislação que trata dessa matéria (incluindo o reconhecimento da Libras como segunda Língua Oficial do Brasil), há muitas barreiras que precisam ser transpostas a fim de diminuir a distância entre o que está na lei e o que é praticado, garantindo-se efetivamente o direito à igualdade.
A Prefeitura de Caparaó parabeniza a todos os surdos pelo seu dia!
#PraCegoVer (descrição do vídeo): Vídeo institucional da Prefeitura de Caparaó, em comemoração ao Dia Nacional do Surdo. O vídeo apresenta um arte em moldura azul claro, contendo a logo da Prefeitura no canto superior direito e uma faixa azul, representativa da Comunidade Surda, no canto esquerdo. O Prefeito Diógenis e diversos Secretários Municipais e servidores apresentam, em Língua Brasileira de Sinais, uma mensagem alusiva à data comemorativa. No fim do vídeo, dois estudantes surdos que residem em Caparaó encerram a homenagem, sinalizando a frase "Feliz Dia do Surdo. Parabéns!". Transcrição do texto: "Olá, tudo bem? Meu nome é Pedro Henrique e este é o meu sinal. Eu trabalho como Assessor de Comunicação Social e Ouvidor na Prefeitura de Caparaó. Hoje, dia 26 de setembro, é um dia dia muito especial: Dia Nacional do Surdo. Uma data para celebrar as lutas e conquistas da Comunidade Surda. A Prefeitura de Caparaó parabeniza a todos pelo Dia Nacional do Surdo. Amamos vocês. Feliz Dia do Surdo!"

Para assistir ao vídeo desta notícia clique AQUI