Sábado, 04 Setembro 2021 09:24

DOCUMENTÁRIO “60 ANOS DO PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ – MG/ES”

“Nossos agradecimentos são diversos, a começar pelo nosso amado Deus, pelo dom da vida e por estarmos juntos para essa celebração.
⠀O Parque Nacional do Caparaó foi criado em 24 de maio de 1961, pelo Decreto Federal nº. 50.646, assinado pelo então Presidente da República Jânio Quadros.
⠀Celebrar o Aniversário de 60 Anos desta Unidade de Conservação tão importante para nossa região é celebrar o passado, o presente e o futuro que aqui estamos construindo.
⠀É agradecer aos homens e mulheres que criaram e lutaram pela diuturna conservação deste espaço natural, agraciado com uma rica biodiversidade.
⠀Nosso imponente Parque, como dito, possui uma enorme riqueza de recursos naturais e é composto por matas, campos de altitude, vastas nascentes de águas cristalinas e uma biodiversidade enorme de plantas e animais, algumas até endêmicas.
⠀Falar sobre o Parque Nacional do Caparaó é lembrar-se de histórias.
⠀Desde os primeiros habitantes, que foram os indígenas, até os valentes tropeiros que atravessaram todo o Parque transportando suas cargas – dentre as quais se destaca o café, importante cultura presente em nossa região até os dias atuais.
⠀É também lembrar os Coronéis que aqui viveram e vivenciaram a Guerrilha do Caparaó, ocorrida em meados de 1967.
⠀Temos que o Pico da Bandeira era é reconhecido nacionalmente, desde 1895, como o ponto mais alto do Brasil.
⠀Hoje, contudo, o Pico da Bandeira ocupa a posição de terceiro pico mais alto do Brasil.
⠀Historicamente, foi nesta ocasião que Dom Pedro II determinou que fosse hasteada a Bandeira do Império no pico mais alto da Serra, denominando, assim, o nome da montanha como Pico da Bandeira.
⠀O Parque Nacional do Caparaó abrange dois Estados, sendo eles Minas Gerais e Espírito Santo.
⠀Seu território faz divisa com 9 municípios, quais sejam: Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caparaó, Espera Feliz, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ibitirama, Irupi e Iúna”
⠀(Discurso de Abertura do Cerimonial de 60 Anos do Parque Nacional do Caparaó, realizado aos 03 de setembro de 2021, na Portaria Mineira do Parque, em Alto Caparaó)
Realização:
Parque Nacional do Caparaó
Prefeitura Municipal de Caparaó
Prefeitura Municipal de Alto Caparaó
Prefeitura Municipal de Alto Jequitibá
Produção:
KProduções Filmagens©
Para assistir ao vídeo do documentário clique AQUI